Programas

PROGRAMAS DE INCENTIVO A LEITURA
JUSTIFICATIVA
As crianças gostam e necessitam de histórias, histórias estas que as levam ao encantamento e divertimento, estimulando sua inteligência, promovendo a socialização, enriquecendo seu vocabulário, linguagem, imaginação, memória e atenção, desenvolvendo sua sensibilidade e ao mesmo tempo aumentando seu interesse pelos livros.
Contar histórias além de estabelecer um hábito novo e saudável, cria um laço de carinho, segurança, proximidade, cumplicidade e confiança entre a criança e o adulto que conta as histórias.

1- PROGRAMA CIRANDA DO LIVRO
Toda sexta-feira a professora disponibilizará os livros da caixa da biblioteca num local convidativo e as crianças terão a oportunidade de escolher livremente um livro para levar emprestado para sua casa para que seja lido junto com a família. O livro terá que ser devolvido na segunda-feira. Contamos também com a parceria das famílias que fazem do momento de contar e ouvir uma história um momento tão especial que é o ato de ler, pois ler é um ato de amor e a voz dos pais funciona como uma oração que nutre o coração das crianças.

2- PROGRAMA AS VIAGENS DE UMA SACOLA
Esse programa nasceu da vontade dos profissionais do CEI Girassol compartilharem com crianças e famílias literaturas de qualidade, de melhores autores, além de mais uma vez estar proporcionando um momento tão especial para estreitar os laços afetivos entre pais e filhos. A cada dois dias uma criança leva para casa a sacola e mochila com uma literatura, selecionada pela professora, acompanhada de um elemento que represente a história, um fantoche, bicho de pelúcia ou dedoche, bem como uma pasta com enunciados referente a história, título do livro, autor e um espaço destinado para as famílias registrarem essa experiência com a criança. As famílias ficam com a história para contar às crianças nestes dois dias. Quando a sacola e mochila retornam para o Cei, a professora faz a leitura deste registro. Antecipadamente, através de reuniões e bilhetes, as famílias são consultadas se gostariam de realizar uma contação de história para todas as turmas do CEI no período que a criança freqüenta. Após um semestre de viagens de uma sacola por todas as casas convidamos as famílias a participar realizando um momento de contação. Este programa tem acontecido com muito sucesso na Unidade.

3- PROGRAMA EM BUSCA DO SABER
Vivemos numa sociedade letrada, porém imediatista, na qual as informações são veiculas nos diversos meios de comunicação em grande velocidade. Vimos o papel fundamental da Educação de criar um espaço de incentivo a leitura. O PROGRAMA “EM BUSCA DO SABER” nasceu da necessidade de buscar através da leitura cultivar um hábito importantíssimo para profissionais e pais estarem sempre bem informados sobre o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Sabemos que é através da leitura que formamos cidadãos capazes de pensar sobre a realidade e transformá-la, de pensar criticamente e ter atitudes de cidadania com responsabilidade. A educação se da muito mais pelos exemplos do que pelas palavras. Pais e professores leitores resultarão em crianças leitoras. Temos disponibilizado estantes com livros destinados a empréstimo para familiares e funcionários que escolhem o livro e registramos o empréstimo.

PROGRAMA VITAMINAS EM AÇÃO
Muito se fala sobre a importância de comer bem, o que absolutamente não significa comer muito, e de como a nutrição influencia tanto na aparência quanto na qualidade de vida. Consumir diariamente frutas, legumes, grãos, cereais e carnes magras é o primeiro passo para ter mais saúde. O CEI Girassol através da Secretaria da Educação oferece uma merenda variada e de qualidade no horário do lanche incentivando todas as crianças a experimentarem alimentos novos mostrando que a variedade alimentar é prioridade nas refeições, porque o consumo de alimentos variados fornece nutrientes diferentes.
Complementado a merenda esse programa consiste em cada criança nas segundas-feiras trazer uma fruta de casa para comer juntamente com seus colegas, trocando, dividindo ou preparando receitas diferentes, para incentivar o consumo das frutas fortalecendo o bom hábito alimentar.
As cascas dessas frutas são colocadas na composteira gerando vitaminas para a terra dos canteiros da horta.

PROGRAMA PELO PRAZER E DIVERSÃO - SACOLA DA MATEMÁTICA
Priorizamos uma proposta que possibilite a participação e interação e a observação das famílias sobre a aprendizagem de sua criança. É de fundamental importância que a educação infantil oportunize às família conhecerem o trabalho que é realizado, que possam estar presente com a criança constatando seu desenvolvimento. Assim com esse programa propomos experiências significativas para que as crianças ampliem suas vivências através de desafios com a família, por meio dos jogos que serão escolhidos pela professora e enviado para casa ficando dois dias para que juntos criança e familiares possam brincar e jogar tendo momentos de lazer e conhecimento. Após jogar a família deve registrar a experiência em um caderno que retornará junto com a sacola e o jogo.

PROGRAMA MÚSICA - AMOR, ALEGRIA E ARTE
A música e a musicalização são elementos contribuinte para o desenvolvimento da inteligência e integração do ser, contribuindo para a aprendizagem, favorecendo desenvolvimento cognitivo, lingüístico, psicomotor e sócio afetivo da criança, sendo a música facilitadora do processo de aprendizagem, tornando a educação infantil um espaço mais alegre e receptivo. A proposta tem por finalidade ampliar o conhecimento musical da criança, afinal a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. Os Centros de Educação Infantil devem ser espaços que oportunizem a convivência com os diferentes gêneros musicais, oportunizando uma análise reflexiva do que lhe é apresentado.
Esse programa consiste em uma vez por semana cada turma tem uma aula de 30 minutos com uma professora especializada.


PROGRAMA HORTA MANDALA: DAS RAÍZES DA TERRA AS RAÍZES DO CORAÇÃO
O CEI Girassol tem a preocupação de elaborar projetos que contemplem questões relacionadas ao meio em que a criança está inserida de forma participativa, sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar e agir no meio em que vive. Pensando nesta proposta e transformando esta preocupação em atitude e ação, tendo como meta os princípios e valores que respeitem a própria vida, pretende-se com o presente projeto lançar às crianças, funcionários e suas famílias, estas grandes parceiras na educação de seus filhos e educadores, a opção de uma educação que integre estes valores, colocando-os como responsáveis pelos canteiros  horta mandala desafiando a todos para um envolvimento na questão ambiental, com construção de novas práticas.  Cada turma adota um canteiro desde seu plantio, cuidados necessários, colheita bem como aproveitamento desses alimentos na merenda ou em outras atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário